
A Secretaria de Saúde de Chapada iniciará a vacinação contra a gripe para o público alvo no dia 07 de abril. 1n5p3b
A Estratégia de Vacinação contra a Influenza tem como objetivo reduzir complicações e internações decorrentes da influenza, além de evitar a sobrecarga dos serviços de saúde.
As vacinas são inativadas, ou seja, são feitas a partir de vírus mortos. Elas são produzidas pelo Instituto Butantan e não têm capacidade de causar doença.
A mudança da composição de cepas (tipos de vírus) das vacinas contra influenza é fundamental para a eficácia do imunizante, já que o vírus se adapta e sofre mutações. A Organização Mundial da Saúde (OMS) analisa regularmente todos os subtipos do vírus da gripe que circulam com maior frequência, para melhorar a eficácia da imunização.
Em conformidade com as recomendações da OMS, todos os anos a Anvisa publica a composição das vacinas contra influenza que serão utilizadas no ano seguinte. A Agência faz essa atualização anualmente para alinhar a composição das vacinas com as recomendações da OMS para o hemisfério Sul.
Isso porque o vírus influenza, causador da gripe comum, tem uma alta capacidade de mutação – o que leva à constante variação das cepas em circulação. Como consequência, é necessário atualizar as vacinas disponíveis, para não correr o risco da perda de sua eficácia.
A vacina estará disponível para grupos prioritários:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas a partir de 60 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e da educação, profissionais das Forças Armadas, segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas e deficiência permanente, trabalhadores dos Correios, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, povos indígenas e quilombolas, pessoas em situação de rua
Documentação necessária:
Apresentar F, carteira de vacinação e um comprovante de enquadramento no grupo prioritário
Pessoas acamadas podem solicitar a vacinação domiciliar, diretamente na sala de vacinas e/ou unidades de saúde ou ainda com o seu Agente Comunitário de Saúde.
A vacinação acontecerá na sala de vacinas no Caís Divina Providência de segunda á sexta-feira das 08 horas às 11:45 e a tarde das 13:15 ás 17:00
Composição
Nas vacinas trivalentes, oferecidas pelo SUS, são três tipos de cepas de vírus em combinação, sendo:
a) Cepas de Influenza A/Victoria/ (H1N1),
b) Cepas de Influenza A/Croatia/ (H3N2); e
c) Cepas de Influenza B/Austria/(B/linhagem Victoria).
Todas as faixas etárias podem ser afetadas pela influenza. Mas alguns grupos estão mais propensos a desenvolver formas graves da doença.
OBS: A Equipe da Sala de vacinas comunica que recebeu a primeira remessa das doses contra a Influenza no dia 31/03/2025 à tardinha, sendo que no dia 01/04, já iniciou com a vacinação para funcionários da SMS de Chapada, profissionais e funcionários do Hospital São José e SAMU, ainda profissionais da saúde da rede privada do município. Também já foram vacinados os profissionais e usuários residentes no Residencial La Vitta e serão vacinados pessoas acamadas conforme organização das equipes.