
O Papa Francisco surpreendeu os fiéis neste domingo (6) ao aparecer publicamente pela primeira vez desde que recebeu alta hospitalar. Em cadeira de rodas e com oxigênio nasal, o pontífice participou da missa dominical na Praça São Pedro, no Vaticano, acenou para a multidão e disse brevemente: “Bom domingo a todos. Muito obrigado”. k385x
A presença do Papa não estava prevista. Segundo o Vaticano, ele só voltaria a aparecer em público no dia 20 de abril, durante a bênção de Páscoa “urbi et orbi”. Francisco havia ado cinco semanas internado em Roma, tratando uma pneumonia dupla, que afetou gravemente seus pulmões.
Pelas redes sociais, após a missa, ele revelou estar ainda se sentindo “frágil” e compartilhou com os doentes a experiência de depender dos outros durante esse período de saúde delicada.
Mesmo recuperado da infecção, os médicos recomendaram repouso absoluto por dois meses, além de evitar contato com grandes grupos. O Papa também segue fazendo fisioterapia respiratória e exercícios para recuperar a voz, que foi afetada durante o tratamento.
Apesar das restrições, o pontífice fez questão de cumprimentar fiéis de perto e cruzar o corredor entre os presentes, sob aplausos. A expectativa é que ele retome suas atividades de forma gradual, respeitando um ritmo mais leve.