
Neste 22 de abril, é celebrado o Dia do Descobrimento do Brasil, data que marca oficialmente a chegada dos portugueses ao território brasileiro, em 1500. Na ocasião, a frota comandada por Pedro Álvares Cabral atracou na região sul da Bahia, onde hoje estão os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte. i5b45
Apesar da importância histórica da data, há evidências de que tanto portugueses quanto espanhóis já sabiam da existência de terras no chamado “Novo Mundo” antes mesmo da chegada de Cabral. A afirmação é do historiador Maurício Paim, em entrevista à Rádio Uirapuru.
Segundo Paim, o termo “descobrimento” é impreciso, já que Cristóvão Colombo havia chegado à América em 1492, oito anos antes de Cabral. Após essa descoberta, as duas grandes potências marítimas da época — Espanha e Portugal — aram a negociar a divisão das novas terras. O Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, estabeleceu uma linha imaginária que dividia os territórios recém-descobertos entre os dois países.
De acordo com o historiador, pelo menos seis anos antes de 1500, Portugal já tinha conhecimento da existência de uma faixa de terra que lhe caberia pela divisão do tratado. A viagem de Cabral, portanto, teria como objetivo oficializar a posse desse território, e não exatamente descobri-lo.
Paim explica que a expedição de Cabral saiu de Portugal com destino às Índias, onde o reino mantinha relações comerciais. No entanto, a ordem do rei foi para que, durante o trajeto, a frota fizesse um desvio para reivindicar oficialmente as terras que estavam dentro da porção portuguesa do tratado. Por isso, segundo o historiador, o mais correto seria tratar o 22 de abril como a data da posse oficial do território por Portugal — e não de seu descobrimento.