
O Rio Grande do Sul será o primeiro estado da região sul a receber um cabo submarino de conexão internacional. O anúncio foi feito nesta terça-feira (20/5), em Brasília, com a presença do governador Eduardo Leite e de executivos das empresas Meta e da V.tal, responsáveis pelo projeto. A expansão do cabo Malbec marca um salto inédito na infraestrutura digital do estado e posiciona Porto Alegre como um novo referencial de conectividade na América do Sul. 13236t
Dentre outros benefícios, o cabo Malbec amplia a capacidade de resposta em situações de emergências e catástrofes climáticas, melhora a distribuição de dados e oferece alternativas de tráfego. Isso oferece melhores perspectivas para o desenvolvimento dos serviços de iniciativa pública e privada.
Desenvolvido pela Meta, em parceria com a empresa de infraestrutura neutra V.tal, o Malbec entrou em operação em 2021, interligando Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. Com a nova extensão, que chegará ao litoral gaúcho pelo município de Balneário Pinhal e seguirá por via subterrânea até Porto Alegre, o Rio Grande do Sul se integra à principal malha internacional de dados do Cone Sul.
As operações do que será o primeiro cabo internacional a atingir diretamente o território gaúcho devem iniciar em 2027, e beneficiará os estados de Santa Catarina, Paraná, além de ampliar a conectividade de países como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.