
Assim como em 2024, sites falsos de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enganam candidatos e cobram deles indevidamente uma taxa de R$ 85. São páginas que, para iludir os alunos, chegam até a enviar e-mails de confirmação após o pagamento. 5c282t
Em São Paulo, Mônica Nascimento foi uma das vítimas: ansiosa para participar da avaliação, ela encontrou um suposto site de inscrição do Enem 2025, preencheu seus dados pessoais e pediu ajuda da avó para pagar os R$ 85.
“Achei bem realista, porque pegaram os dados e só falaram que precisava da taxa. Aí, fui e paguei. Foi só ladeira abaixo", diz a jovem.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que istra a prova, a Polícia Federal está sendo acionada a cada site identificado, para que ele seja tirado do ar. Em 2024, 20 páginas foram removidas por causa do mesmo golpe.
"Para fazer a inscrição, precisa logar na conta gov.br, no site oficial do Inep", afirma Ricardo Cardozo, diretor de gestão e de planejamento do Inep.
- E atenção: as inscrições (verdadeiras) do Enem só serão abertas em 26 de maio, próxima segunda-feira, e irão até 6 de junho, em https://enem.inep.gov.br/participante/#!/.
'Caí no golpe. E agora">