
Foto de Lula Marques / Agência Brasil - Haddad e a ministra do Planejamento, Simone Tebet 5r2m6j
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com sua equipe econômica na manhã desta segunda-feira, 25, para avaliar a minuta do pacote de medidas fiscais elaborado pelo Ministério da Fazenda. A expectativa é de que as iniciativas sejam anunciadas até terça-feira, 26, conforme indicado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A reunião contou com a participação dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), além do secretário executivo do Ministério do Planejamento, Gustavo Guimarães. Simone Tebet, ministra do Planejamento, esteve ausente, cumprindo agenda em São Paulo.
O pacote inclui um projeto de lei complementar e uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), voltados às peças orçamentárias de anos futuros, sem impacto para 2024. Segundo Haddad, os atos apresentados refletem acordos realizados com diferentes setores, incluindo a Defesa.
Embora o impacto financeiro total das propostas ainda não tenha sido divulgado, Haddad afirmou que as medidas são suficientes para assegurar o cumprimento do arcabouço fiscal. “Trabalhamos para equilibrar o orçamento e traçar uma trajetória sustentável da dívida pública, mirando a queda de juros e o crescimento econômico com inflação controlada”, ressaltou o ministro.
Após ajustes finais com o presidente, a decisão sobre o momento do anúncio ficará a cargo da equipe de Comunicação do governo.