
Além de Tryjanowski, a cidade contará com a presença dos doutores Jakub Kosicki, da Universidade Adam Mickiewicz, e Lukasz Jankowiak, da Universidade de Szczecin. Os pesquisadores, em parceria com a equipe da PUMAS, realizarão um estudo sobre a influência de infraestruturas na avifauna local. O evento incluirá o lançamento do livro Ecology of Tropical Cities, além de atividades educativas e iniciativas para popularização da ciência ambiental.
Os cientistas poloneses Piotr Tryjanowski, Jakub Kosicki e Lukasz Jankowiak participaram de uma entrevista na Rádio Simpatia, acompanhados do professor Fábio Angeoletto.
A entrevista completa será será transmitida no dia 7 de dezembro, às 11h da manhã, no programa Ponto de Vista da Rádio Simpatia.
Com tradução realizada pela professora Franciele Finck, eles discutem temas como agricultura, biodiversidade e a colaboração entre agricultores e biólogos para a preservação do ecossistema.
Os cientistas polônios Piotr Tryjanowski, Jakib Kosicki e Lukasz Jankowiak visitarão Chapada até dia 11 de dezembro.
Os objetivos de sua visita serão:
- Lançar o livro Ecology of Tropical Cities, obra que foi editada pelos biólogos Fabio Angeoletto, Piotr Tryjanowski e Mark Fellowes;
- Coletar dados sobre as influências de parques eólicos sobre a avifauna da Mata Atlântica;
- Ministrar palestras sobre ecologia rural aos munícipes;
- Escrever um artigo científico com pesquisadores locais sobre ecologia rural;
- Participar de reuniões de intercâmbio técnico-científico com autoridades locais, profissionais liberais e demais interessados;
- Atuar em ações de divulgação científica, como entrevistas à imprensa local.
O Professor Piotr Tryjanowski é diretor do Instituto de Zoologia da Universidade de Ciências da Vida de Pozna Polônia, e cientista do Instituto de Estudos Avançados da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha. Suas pesquisas têm um amplo alcance geográfico, e incluem o Brasil. Seus interesses científicos são igualmente amplos e abarcam ecologia comportamental, impacto climático, aves em paisagens rurais e ecologia urbana. O Dr. Tryjanowski tem se dedicado a estudar como a urbanização afeta a fenologia das aves, quais são os impactos das infraestruturas urbanas e industriais sobre pássaros e outros animais; e quais são as influências das mudanças climáticas sobre aves. Ele publicou mais de 700 artigos científicos, que foram citados mais de 19.000 vezes. Em 2007, Piotr Tryjanowski recebeu, conjuntamente com pesquisadores do Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e o ex-vice-presidente estadunidense Al Gore, o Prêmio Nobel da Paz por lutar pela preservação ambiental e alertar sobre os riscos do aquecimento global. Em novembro de 2019 o Professor Piotr Tryjanowski foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Tcheca de Ciências da Vida, em Praga.
O professor Jakub Z. Kosicki é biólogo, ornitólogo e vice-reitor da Faculdade de Biologia da Universidade Adam Mickiewicz em Poznan, Polônia. Ele é expert em modelagem espacial e nos padrões de distribuição de espécies em escalas espaciais diversas. O trabalho do professor Kosicki frequentemente combina ecologia teórica com técnicas estatísticas avançadas e inteligência artificial para compreender os fatores que influenciam a distribuição e abundância de organismos. Ao longo de sua carreira acadêmica, o professor Kosicki foi autor de vários artigos publicados em revistas científicas da Europa e nos Estados Unidos. Seus trabalhos avançaram têm contribuído significativamente para a compreensão de como variáveis ambientais e atividades humanas moldam a distribuição das espécies, contribuindo com insights valiosos para a biologia da conservação e o manejo ecológico.
Doutor Lukasz Jankowiak é professor e pesquisador da Universidade de Szczecin, em Szczecin, Polônia. O cientista tem publicado dezenas de artigos em revistas científicas da Europa e dos Estados Unidos. Entre elas, destacamos: Journal of Ethology; Ecological Indicators; Scientific Reports; Environmental Science and Pollution Research; Ecological Entomology e The Science of The Total Environment. Seus campos de atuação científica são: Biologia da Vida Silvestre; Ecologia Comportamental; Conservação da Biodiversidade; Comportamento Animal; Sociedade & Meio Ambiente; Espécies Invasoras e Ornitologia.