
Nesta terça-feira, 17, foi deflagrada a "Operação Desarme", uma ação do Ministério Público Militar (MPM), com apoio do Exército Brasileiro (EB), Brigada Militar e Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE). A operação ocorreu em 34 cidades gaúchas e no município catarinense de Bombinhas, com o objetivo de combater fraudes na concessão de registros de Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CAC), além de impedir a circulação ilegal de armamentos. 5b234u
A investigação teve início a partir de dados obtidos junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) e foi conduzida pela Procuradoria de Justiça Militar de Santa Maria. O trabalho apontou que criminosos estavam falsificando declarações de idoneidade para obter Certificados de Registro, permitindo a aquisição de armas de fogo, que depois seriam possivelmente readas a facções criminosas.
Na primeira fase da operação, 32 CACs foram investigados, resultando na apreensão de 141 armas irregulares. Foram cumpridos 82 mandados de busca e apreensão, com a participação de mais de 280 agentes de segurança. Até as 9h da manhã de hoje, a operação já havia levado à prisão de um suspeito em flagrante por porte ilegal de armas, além de apreensão de cerca de 90 munições, mais de 60 armas, um drone e diversos documentos.
O Grupo de Ações Especiais de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS) identificou 9 CACs com fortes indícios de envolvimento com organizações criminosas. As investigações seguem em andamento.
As cidades gaúchas onde ocorreram os cumprimentos de mandados são: Júlio de Castilhos, Santa Maria, Jaguari, Porto Alegre, Charqueadas, Gravataí, Canoas, Cachoeirinha, Osório, Sapiranga, Giruá, Campo Bom, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Três de Maio, Santa Rosa, Santo Antônio das Missões, o Fundo, Sananduva, Selbach, Não-Me-Toque, Bento Gonçalves, Antônio Prado, Caxias do Sul, Rosário do Sul, Vacaria, Xangri-lá, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Santo Antônio da Patrulha, Pinheiro Machado, Canguçu, Viamão, Cachoeira do Sul, e, em Santa Catarina, o município de Bombinhas.