Precisamos de mais árvores, imediatamente
Publicado em 15/02/2025 às 08:05h
Capa Precisamos de mais árvores, imediatamente

Considere as seguintes notícias e informações: 1) Onda de calor assola o Rio Grande do Sul; 2) Americanos apostam em criação de galinhas em casa para driblar escassez de ovos provocada pela gripe aviária; 3) Hortas da Vitória: na Segunda Guerra Mundial, britânicos cultivavam alimentos nas cidades, para superarem a escassez de alimentos; e 4) A arborização das ruas de Chapada lembra uma boca banguela – poucas árvores, muitas lacunas. 6l3t5o

Há uma conexão entre esses fatos: os quintais urbanos. Vamos nos aprofundar nessa argumentação. Extremos climáticos, como ondas de calor, são fenômenos cada vez mais frequentes. Somente pessoas desinformadas ou fanáticos ideológicos renegam o Aquecimento Global. Felizmente a maioria de nós tem consciência da urgência na adoção de medidas para mitigar o caos climático.

Nossa segurança alimentar é mais frágil do que supomos: escassez de alimentos ou preços inflacionados podem significar menos comida da mesa – veja os norte-americanos com galinhas nos quintais. No Reino Unido, nos duros tempos de bloqueio naval e ataques aéreos promovidos pelos nazistas, milhões de hectares de solos urbanos, inclusive quintais, mas também praças, terrenos baldios e até telhados foram cultivados para alimentar milhões. As cinzas de casas de madeira queimadas pelas bombas nazistas eram cuidadosamente coletadas e misturadas ao solo, para fertilizá-lo. Nada era desperdiçado.

Chapada é como a maioria das cidades do Brasil. Sua arborização é banguela, e as árvores nas calçadas são exceções. Somos o estado mais envelhecido do Brasil, e quem tem familiares idosos provavelmente notou quão sensíveis eles são ao calor. Há muitos estudos científicos demonstrando uma correlação entre ondas de calor e mortes de idosos, por ataques cardíacos e outros eventos. Arborizar as cidades é, precisa ser, uma prioridade para um maior conforto térmico e redução de morbidades. Cada casa precisa de uma árvore na calçada em frente, e ainda mais: há muito espaço nos quintais para o plantio de árvores frutíferas, para reforçar a segurança alimentar e trazer sombra e refresco.