Desmatar é um tiro no pé do agronegócio
Publicado em 04/11/2024 às 11:35h
Capa Desmatar é um tiro no pé do agronegócio

Uma equipe de cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido, combinou imagens de satélite do desmatamento e do regime pluviométrico para comprovar que a destruição das nossas florestas causa redução nas chuvas e secas. A pesquisa, intitulada "Tropical deforestation causes large reductions in observed precipitation" foi publicada na revista científica Nature.

Os cientistas estimam que se o desmatamento das florestas tropicais continuar, até o final do século, as chuvas na região - inclusive no Brasil - poderão ser reduzidas entre 8% e 12%, com um impacto devastador na biodiversidade e na agricultura. Essa pesquisa é uma evidência muito convincente de que devemos proteger nossas florestas, com urgência.

O desmatamento tem de ser contido, imediatamente: cada árvore, cada capão de mato conta, e conta muito: nossas árvores bombeiam trilhões de litros de água para o céu todos os dias. Se perdermos esse serviço ambiental, o resultado é a seca.

Um dos autores do estudo, o biólogo Callum Smith comenta que "as florestas tropicais desempenham um papel crítico no ciclo hidrológico, ajudando a manter os padrões de chuva locais e regionais. A redução das chuvas causada pelo desmatamento tropical afetará as pessoas pelo aumento da escassez de água e pela diminuição do rendimento das colheitas".

Há ainda uma terceira consequência: as florestas dependem de umidade para sobreviver, e com menos chuva, a destruição de áreas florestais vai acontecer não somente pela ação humana, mas também pela falta de água, em um círculo vicioso infernal.

Além de impactar os ecossistemas, a redução das chuvas é prejudicial à agricultura e às usinas hidrelétricas. Os cientistas calcularam que, em média, o rendimento das colheitas diminui 0,5% para cada 1% de redução nas chuvas.

Todos nós conhecemos a fábula da galinha dos ovos de ouro. Um agricultor, premiado com a sorte de possuir uma galinha que botava ovos de ouro, poderia ter garantido uma existência confortável e feliz. Mas a ganância levou-o a matá-la, pensando que ficaria ainda mais rico. Horrorizado, ele descobriu que por dentro ela era uma galinha igual as outras. Derrubar as árvores das nossas propriedades rurais é matar a chuva, colher menos frutos da terra, e empobrecer o planeta.